Artistas que vc deveria conhecer – Kennedy Bahia

Oi gente…
Em um dos posts abaixo, quando falo da palestra que eu e a Rita demos no Hotel Ca’d'oro, menciono algumas tapeçarias que tinham lá que me deixaram passada. São lindas de morrer, com uma cartela de cores super viva, transbordam brasilianidade, e tem uma certa pegada “pop-afro-bahia” que acho que nunca vai sair de moda. Cult até o fim dos tempos.

Elas são obra de um artista chamado Kennedy Bahia, ou Patrick Maderos Kennedy Dito, nascido em 1929 na cidade de Valparaiso, no Chile. No começo da vida ele trabalhou como engenheiro de minas em seu país de origem. Depois foi trabalhar na região amazônica e ficou encantado com a fauna e a flora brasileira.

Ao contrair malária nesse período, Kennedy decidiu abandonar a engenharia e começou a fazer tapeçarias e a pintar quadros. Primeiro trabalhou os temas amazônicos que vivenciou em seus anos na selva. Mas sua carreira deu uma deslanchada nos anos 60 quando se mudou para a Bahia e começou a usar temas folclóricos da cultura afro-baiana em seus trabalhos.

Nos anos 60 e 70 Kennedy Bahia foi considerado o maior artista de tapeçaria do Brasil e tornou-se conhecido no Brasil e no exterior. Suas obras estavam no Câmara dos Deputados, no Senado, no Palácio da Alvorada, em Clubes, salões de prédios imponentes, e ele tornou-se um dos artistas mais importantes do país.

Kennedy Bahia faleceu no dia 22 de setembro de 2005, aos 76 anos. Sua contribuição para a divulgação da cultura baiana, inclusive, adotando o nome do Estado e divulgando informações sobre ele pelo mundo todo são um legado de amor e de orgulho que todos os baianos (e porque não todos os brasileiros) devem reverenciar.

Não são absurdas de lindas????? Eu queria móóóóinto ter uma dessas em casa…
Bjssssssssss…
Thá











Olá…….amei esse blog…..já coloquei um link dele no meu blog……..acompanho seu trabalho faz tempo ……desde que vc começou na cavalera…..acho suas ideias fantasticas…..sou formada em moda pela anhembi morumbi, mais acabei voltando pro interior e deixando de lado a profissão por ter tido minha filhinha sem programação…..mais estou sempre pesquisando pra não ficar por fora do que rola…….
vou passar aqui sempre
Abraço e Sucesso
Mariane said this on setembro 5th, 2008 at 1:08 PM
eu tb quero uma!!! lindas e obrigado pela info, não conhecia nem a obra nem o artista. É tipo um Caribé psicodélico, né? Bjs
jackson araujo said this on setembro 15th, 2008 at 9:07 AM
Oi Thais,
eu tava no workshop e tb pirei com a ambientação do C´adoro – vc viu que ele foi locação pra um editorial da Gloss? Estas obras eram mesmo sensacionais…
bjs,
ps: tô de mudança do RJ pra SP em outubro e mandei meu cv pra vc e pra Rita, se vcs souberem de alguma coisa e puderem dar um toque….
Carol Delgado said this on setembro 26th, 2008 at 1:49 AM
Oi Thais,
Sou professora de arte de colégio público e sempre trabalho com obras de artistas brasileiro com os meus alunos (ensino médio), inclusive já trabalhei com semana de arte moderna de 22 com eles, esse ano estou muito focada
nos trabalhos de Kennedy Bahia (para releitura e exposição) espero que seja um sucesso como tem sido com outros artístas.
Ps. Tenho seis gravuras dele lindas que coloquei em moldura.
Bjs.
Marilene Mota said this on maio 27th, 2009 at 3:48 PM
Ahhhhh que lindo! Muito obrigada por divulgar seus trabalhos. Ele era tão lindo quanto eles.
Muita paz e alegrias para você!
Conchita Kennedy (Filha,número 2 de Kennedy Bahia)
Conchita Kennedy said this on junho 3rd, 2009 at 8:07 PM
Ahh a propósito, a sétima foto não é uma tapeçaria original dele, pode ter sido algum projeto de ,reconheceria suas peças de muito longe e não tem a assinatura no cantinho.
Conchita Kennedy said this on junho 3rd, 2009 at 8:10 PM
TENHO UMA GRATA LEMBRANÇA DE KENEDY BAHIA QUE, A MEU PEDIDO, EM SEU ATELIê NA PITUBA ACABOU DE PINTAR DOIS QUADROS QUE ESTAVAM INACABADOS, LOGICO QUE OS ADQUIRI JUNTAMENTE COM TAPETES LINDISSIMOS. GUARDO-OS COM CARINHO. ABRAÇOS DO DASBUCH BRAGA
Ulisses Dasuch Braga said this on julho 4th, 2009 at 2:26 PM
AGUARDO MODERAÇÃO E MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA DE KENEDY BAHIA.
Ulisses Dasuch Braga said this on julho 4th, 2009 at 2:27 PM
Eu lembro dele ter comentado sobre uma pessoa que queria levar um quadro sem terminar deve ter sido o Ulisses,sempre acontecia, pois como ele pintava na frente dos clientes a maioria ficava louca vendo ele em acao!!!! Obrigada por ser fa de meu pai e manter o nome dele vivo.Patricia Kennedy
Patricia Kennedy said this on agosto 20th, 2009 at 10:17 AM
I would love to know where to purchase Kennedy Bahia’s pieces and a book n him please advice
Leah said this on outubro 27th, 2009 at 11:23 PM
sou simplesmente apaixonada por ele, tenho 2 obras e queria muito comprar outras, pra mim ele é um precursor da onda de Beatriz Milhazes!!
Se souberem de algum lugar que possa encontrar mais obras adoraria conhecer.
Abraços e beijos!
Thais said this on novembro 12th, 2009 at 4:56 PM
Eu tambem tenho 2 obras lindas dele que poderia enviar fotos e se interesar …
Walter said this on dezembro 1st, 2009 at 12:55 PM
Thais, Tenho um a tapeçaria de Kennedy em perfeito estado (aves e fauna) que é linda.
Quero vender e se estiver interessada mande um email para maiores detalhes.
marlenegraj@gmail.com
marlene said this on dezembro 6th, 2009 at 5:39 PM
@ Leah:
@ Leah:
I have a beatiful tapestry of Kennedy signed by him. Size 1.00×120 and I want to sell.
marlene said this on fevereiro 8th, 2010 at 1:15 AM
tenho uma tapecaria tbm linda posso mandar fotos xxx Gunovaes11@yahoo.com.br
gustavo said this on julho 30th, 2010 at 11:15 PM
ola… sou aline santos,e gosto muito do kennedy bahia…
tenhu uns quadros dele e gastaria de vende-los.
se alguem se interessar meu e-mail é line_dnd@hotmail.com
e meu tel é: (13)91317722
aline santos said this on agosto 31st, 2010 at 9:58 PM
Olá Thaís,fiquei muito feliz com suas considerações acerca da obra de Kennedy Bahia.Meu nome é Cintia sou filha do artista e a obra de Kennedy bahia continua viva,pois tenho um acervo deixado por meu pai muito vasto.
Atenciosamente,
Cintia Kennedy
tapetes.kennedybahia@gmail.com
Cintia Kennedy said this on setembro 4th, 2010 at 9:44 PM
Ola Thais depois de muito tempo sem tocar em um pincel agora estou de volta as artes e claro super inspirada pela arte de meu pai se voce quiser ter uma ideia do que estou fazendo visite meu blog http://artbypattykennedy.blogspot.com/ em breve terei mais fotos,pois estou preparando quadros para uma exposicao em breve aqui na Irlanda onde moro ja a 3 anos e meio,vamos ver no que vai dar!!!! beijos e tudo de bom
Patricia Kennedy said this on dezembro 19th, 2010 at 12:48 PM
visite minha webpage http://www.artbypattykennedy.yolasite.com
beijinhos
Patricia Kennedy said this on fevereiro 7th, 2011 at 3:28 PM
Oi Thais! sou arquiteta em Belo Horizonte e comprei no mercado das pulgas no Rio um quadro do Kennedy Bahia. Só agora pesquisando na internet, descobri o artista que ele é…. se puder, acesse http://www.casadazi.blogspot.com
Abraços Zí
Zi said this on fevereiro 9th, 2011 at 9:24 PM
Ola thais, como vai , li seu artigo a pouco e gostaria de saber se vc tem alguma nocao do preco de uma das pecas do kennedy?
MArcelo said this on janeiro 19th, 2012 at 4:31 PM